11 dezembro 2013

MODELOS E AS CRIANÇAS

MODELOS E AS CRIANÇAS
    Um dos fatores que moldam o caráter do ser humano é um modelo. As crianças tomam como modelo o comportamento dos pais; já os adolescentes escolhem um ídolo.

   A necessidade de seguir um modelo está profundamente enraizada na psique do animal humano. (animal humano; sim, nós não somos vegetais nem minerais, lembre-se.) 
...
Um modelo é algo a ser copiado. Através do modelo maternal o animal aprende o básico para a sua sobrevivência, e o homem aprende a base da vida social, o que é muito: todos os alicerces culturais, políticos e morais sedimentados ao longo dos séculos precisam ser aprendidos pelo pequeno ser antes que ele possa ser considerado civilizado.

Portanto prestemos atenção em primeiro lugar ao nosso comportamento, pensando que nossos filhos vão, sim, copiar as nossas atitudes.
     Se queremos que as crianças falem em português correto, como falaremos em gírias e palavrões ? Se queremos que sejam tranguilos, como correremos esbaforidos de um lado para outro, gritando uns com os outros e apressando-os com "Vamos! Ande Logo!" ?
      Há que se ter coerência.
Analisemos os valores que queremos passar para nossas crianças e verifiquemos se estamos vivendo de acordo com eles. Tenhamos a coragem de mudar o que for preciso ser mudado.
Bibliografia :
O que você diz a seu filho ?
Programação neurolinguística para pais e educadores.
Rodrigues, Sonia
Espa Editora
São Paulo
1999
Pág. 25 e 26

Nenhum comentário:

Postar um comentário