É Preciso Crer para Ver Trechos do livro O Sucesso Não Ocorre Por Acaso, do Dr. Lair Ribeiro
São Tomé dizia: é preciso ver para crer. Mas ele se enganou, pois o contrário é que é verdadeiro: é preciso crer para ver. Se eu esperar até eu ver para crer, estarei sempre chegando tarde, depois dos que antes, crêem e, crendo, conseguem ver.
Na região de Miami, muitas pessoas que andam de barco tomam cerveja e, apesar de ser proibido, jogam as latas no mar. A cerveja Budweiser, uma das marcas preferidas, possui como característica uma faixa vermelha em sua lata. Foi feita uma pesquisa com mergulhadores sobre o que eles enxergavam no fundo do mar. Eles descreviam os peixes da região e se referiam às latas da cerveja Budweiser. Perguntados sobre como identificavam as latas, eles disseram ser pela forma e pela cor vermelha da faixa. Sabe-se, no entanto, que o lho humano é incapaz de visualizar a onda de luz vermelha abaixo de 150 pés de profundidade. Se fizermos o mesmo teste com pessoas que não conhecem esta cerveja, elas não reconhecerão a cor da embalagem. Mas aqueles mergulhadores, que têm na memória a imagem da cerveja Budweiser, conseguem “enxergar” a faixa vermelha. Como dissemos: é preciso crer para ver.
Se eu tiver Sucesso dentro do meu cérebro, o Sucesso virá. Se meu cérebro armazenar desgraças, é isto que eu vou enxergar no mundo. Se eu tiver amor, é o que receberei. O ódio irá para quem tem ódio. No momento em que você muda suas crenças e seus sistemas de valores, o mundo muda com você, como num estalar de dedos.
Se você estiver certo consigo mesmo, você vai manifestar isso no universo. É como na história de um executivo que chega em casa com uma maleta cheia de trabalho. Seu filho de seis anos o procura para brincar e ele, muito ocupado, tem uma idéia: abre o jornal e vê a fotografia do mundo; pega uma tesoura e a corta em pedaços. Volta-se para o filho e diz: coloque o mundo junto e, quando você terminar, eu brinco com você: Imaginou que o trabalho fosse demorar várias horas, mas em poucos minutos o menino voltou com o trabalho pronto. Pasmo, perguntou ao filho como havia conseguido recompor a figura em tão pouco tempo. “Foi muito simples, pai”, respondeu o menino. “Do outro lado do jornal, havia a fotografia de um homem; eu juntei o homem e o mapa do mundo ficou certo”. Moral da história: quando o Homem está certo, o Mundo está certo. Não tem nada de errado com o mundo em si. O caso não é mudar o Brasil nem a sociedade. Você é quem tem que mudar. Se você mudar, o mundo muda com você.
William James foi um dos grandes filósofos e psicólogos americanos. Era professor da Universidade de Harvard, quando lhe foi perguntado, certa vez, qual a descoberta mais importante no campo do desenvolvimento humano nos últimos 100 anos. Sua resposta foi a seguinte: “Até agora, pensava-se que, para agir, era preciso sentir. Sabe-se, hoje, que se começarmos a agir, o sentimento aparece. Essa foi, para mim, a descoberta mais importante do século, para o desenvolvimento humano”.
James resume essa descoberta com o seguinte ditado: “O passarinho não canta porque está feliz, ele está feliz porque canta”. Mesmo que você esteja deprimido, se começar a agir de um jeito feliz, você passará a se sentir feliz e, então, a ser feliz. “O comportamento muda o sentimento, o sentimento muda o pensamento”. A maioria das pessoas diz: o dia me que me sentir assim, eu vou fazer. Não é este o caminho; comece logo a fazer que o sentimento aparece, as coisas mudam fora e dentro de você. Intenção sem ação é ilusão. Ouse fazer e o poder lhe será dado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário