18 abril 2012

Afinação da mente

Afinação da mente


Mundo Ideal 24 de abril SEICHO-NO-IE

http://benjamim2005.spaces.live.com/blog/cns!531A173A4E3DC6BD!327.entry?fl=cat



Na página 437 dessa primeira edição, consta de forma bem detalhada a maneira de praticar a Meditação Shinsokan. No volume 8 da coleção atual de A Verdade da Vida, consta o mesmo conteúdo, do qual vou transcrever aqui alguns trechos.

No primeiro capítulo, está escrito o seguinte, sob o título “Fundamental método de afinação da mente”:

Sumariamente falando, o “modo de viver da Seicho-no-Ie” constitui-se de “vida mental afinada”.

Quando um instrumento musical como o piano ou o violino não estiver bem afinado, não será possível produzir uma boa música, apesar de estar tocando uma obra prima. Também a vida neste mundo não será boa se a mente estiver desordenada, porque ela é criada pelos pensamentos da mente e pelas palavras (três carmas).

Prosseguindo, consta o exemplo do motorista que dorme no volante e assim provoca colisões. O mesmo ocorre com o corpo e a mente, e, portanto, torna-se extremamente importante efetuar a “afinação da mente” dez minutos antes de dormir. Se assim afinar a mente todas as noites antes de dormir, durante o sono, a mente se manterá na direção em que foi afinada. Por isso, consta que é muito bom praticar a Meditação Shinsokan diariamente, antes de dormir e logo ao acordar de manhã.

No capítulo II (p. 31), consta sobre o modo de sentar-se.

Sentar-se com o dorso esquerdo colocado sobre a planta do pé direito (quem for magro deve sobrepor totalmente um pé sobre o outro; quem for gordo, basta sobrepor os dedos polegares dos pés). Distender o ventre e o dorso, desafogar o peito, deixar todas as partes do corpo descontraídas e manter a coluna ereta. Assim, faça coincidir a postura com a força vivificadora do Universo, a qual atua sobre todos os seres vivos da Terra, e que se denomina “gravidade”. Os cientistas dão-se por satisfeitos com o nome “gravidade”, mas o que ela vem a ser realmente é ainda uma questão aberta no meio científico. A “gravidade” é uma espécie de fluxo biomagnético que realiza o intercâmbio entre o alento do céu e o alento da terra. Mesmo no caso das árvores, quanto mais elas estiverem identificadas com a posição céu-terra, mais perfeitamente crescem. No momento em que a nossa postura coincidir com a direção do fluxo biomagnético que permeia o céu e a terra verticalmente, este atuará sobre o nosso biomagnetismo, o qual passará a manifestar-se mais nítida e vigorosamente. Comparando com a propriedade física de magnetização, seria igual à transformação em ímã de um pedaço de ferro mantido longo período na direção dos pólos magnéticos.

Também para caminhar na rua e para estudar, há pessoas que mantêm uma postura incorreta, ficando demasiadamente curvadas para a frente. Isso deve ser corrigido sem falta, pois fará bem à saúde e contribuirá para aumentar o potencial da pessoa. Sendo muitos os jovens que hoje não estão acostumados a sentar corretamente no chão (no estilo japonês), é permitido efetuar a Meditação Shinsokan sentado na cadeira. Entretanto, o Mestre ensinou certa vez num Grande Seminário um procedimento para quando sentir as pernas adormecidas por ficar sentado corretamente sobre os pés: levantar as nádegas permanecendo com os joelhos dobrados até que passe a dormência, e depois retornar à postura correta. E, orientou também sobre a maneira de efetuar a meditação sentado na cadeira. No livro Meditação Shinsokan é maravilhosa, páginas 60 e 61, escrevi sobre a forma correta de se sentar no chão e, nas páginas 62 a 65, a maneira de se sentar na cadeira, com ilustrações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário