BOM SONO
Quando você já estiver na cama:
1 - Programe a quantidade de sono que você precisa. Isto pode ser feito de várias maneiras.
Aqui está uma: a - pergunte a si mesmo de quanto sono você precisa - e ouça a resposta do seu corpo. No exemplo: 10 horas. b - mentalmente, veja uma linha que se estende da esquerda para a direita. No final da linha, aparece a hora em que você deve acordar efetivamente. Exemplo: 6 da manhã. c - percorra o caminho inverso e atinja o começo da linha da hora em que você precisa dormir. Neste exemplo, às 8 horas da noite. d - Mas não começe a dormir ainda.
2 - Decida como você quer se sentir ao acordar. a - como gostaria de sentir-se ao acordar? Provavelmente descansado, alerta, energizado. Lembre-se de uma vez em que se sentiu assim, e associe-se a essa sensação. Sentiu? Ótimo. b - agora, diga ao seu inconsciente que é assim que você quer sentir-se ao acordar. c - e, antes de acordar, você precisa dormir. Mas ainda não comece a dormir.
3 - Programe seu despertar.
a - por que usar um despertador, se você pode escolher a maneira como quer acordar, e de maneira muito melhor! Portanto, imagine um relógio - sim, aquele da sua infância - e acerte a hora de despertar nesse relógio imaginário. No exemplo, 6 da manhã. Agora, guarde o relógio em
sua mente.
4 - Comece a dormir.
a - veja novamente a linha do tempo em sua frente, indo da esquerda para a direita. b - veja um ponto, nessa linha, marcando a hora atual. No exemplo, 11 da noite. c - com os olhos da mente, entre na linha, neste ponto. Comece a imaginar que está sonhando, e percorra a linha começando neste ponto. Ela se estendia da esquerda para a direita mas, talvez, a veja agora prosseguindo diretamente à sua frente. d - Agora você já está dormindo por algumas horas, em seu sonho, desde às 8 horas da noite.
Isto é um sonho. E, à medida que você sonha, pergunte a si mesmo, detalhadamente, quais são as submodalidades de estar dormindo? Veja-as. O que, exatamente, você vê, quando está dormindo, como agora? E estando dormindo, o quê exatamente pode ouvir? E como se sente dormindo? Exatamente...
É isso aí, tenha um bom sono. Muitos de nós temos nossas próprias pílulas de PNL - pequenos truques que aprendemos, para tornar nossas vidas mais fáceis ou para nos impulsionar. Nada moderno, nada grandioso, simplesmente útil. E não seria interessante partilharmos algumas?
Jean-Marc Le Tissier é o diretor da Wholelife, Ltd., uma companhia situada na Inglaterra,especializar em criar espaço específico para a mudança. Pode ser contatado em:jean-marc@....
Publicado na Anchor Point, Janeiro, 2001 p. Trad. Hélia Cadore, lcadore@... Republicado no Informativo de PNL "Golfinho, Abril 2001.
ligeira adaptação de Antonio Azevedo. hipnos@...-
Nenhum comentário:
Postar um comentário